SUELI COELHO DA SILVA CARNEIRO
Sueli Coelho da Silva Carneiro, Cadeira 8. Reumatologista. Dermatologista. Hansenológa. Pesquisadora. Professora Universitária.
Nasceu na cidade de Campo Grande – MS, filha mais velha de Bartolomeu Coelho e Dorotéa Brandão Coelho. Casou-se em 1997com Claudio Carneiro, médico da Qualidade em Saúde.
Foi alfabetizada por sua mãe, que era professora primária e completou a formação fundamental nos colégios públicos de Campo Grande. Em 1968 foi para o Rio de Janeiro.
Em 1975 graduou-se em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro – Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara, atualmente Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Nos anos 1976 e 1977, fez o Curso de Especialização no Centro de Reumatologia do Hospital Escola São Francisco de Assis, coordenado pelo Professor Bonomo.
Em 1976 e em 1979 prestou provas para três concursos públicos, DASP / INPS – e Ministério da Saúde, sendo aprovada e classificada nos três. Em 1978, fez estágio no Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, sob a chefia do Prof. Israel Bonomo, atuando como preceptora dos novos alunos da especialização.
Em julho de 1980, obteve o título de especialista em Reumatologia pela AMB/SBR e, em 1994, o de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e o de Hansenóloga, pela Associação de Brasileira de Hansenologia.
A escolha do tema para a sua dissertação de mestrado foi do Professor Israel Bonomo que, antevendo o impacto que a doença causaria no futuro, quis desvendar os mistérios do comprometimento articular. Em 1991, defendeu a tese de doutorado. Em 2004 fez Posdoc na FM da USP e lá também foi aprovada no concurso para professor Livre Docente, em 2007.
A partir de 1995 passou a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em sensu strictu na FM/UFRJ e a partir de 2004, na FCM/UERJ, onde era professora concursada desde 1995. Em 2019 foi promovida a Professora Titular.
Participa ativamente das Sociedades de Dermatologia e de Reumatologia regionais e nacionais e a partir de 2002 é membro de grupos internacionais de pesquisa como GRAPPA (Group for Research and Assessment of Psoriais and Psoriatic Arthritis) SOLAPSO (Sociedade Latino Americana de Psoríase), IDEOM (International Dermatology Outcome Measure), ILAR PROJECT, projeto financiado pela Liga Internacional contra o Reumatismo (ILAR) e lidera um grupo de pesquisa ”Fisiopatogenia, clínica, diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas”,
A Reumatologia foi a sua primeira especialidade. Durante a graduação ficou na 8ª Enfermaria de Clínica Médica do Professor Jacques Houli, eminente reumatologista, entusiasta do ensino e da ciência, no Hospital Graffrèe e Guinle. No Centro de Reumatologia iniciou a sua trajetória médica e acadêmica com o grande mestre Israel Bonomo com o qual se identificou desde o inicio. Foi por ele e por causa dele que se encantou pela psoríase e suas manifestações osteo-articulares, cutâneas, metabólicas e sistêmicas. A Dermatologia, apesar de ser a segunda especialidade do ponto de vista temporal, é para ela tão importante quanto a Reumatologia e as duas são muito próximas e complementares.
Em dezembro de 1994, tomou posse na Academia Brasileira de Reumatologia, na cadeira nº 8, cujo patrono, é Israel Bonomo. Foi um momento de grande emoção e orgulho ter como patrono o professor, médico e pesquisador, exemplo de inquietação científica, amor ao ensino e a arte de curar que ficaram para sempre marcados na sua memória e na sua conduta profissional e acadêmica. Substituiu Syllos de Sant’Anna Reis, médico, professor e escritor. O tio Syllos como era chamávamos carinhosamente pelos residentes era muito elegante, educado e sempre disposto a dar uma palavra de conforto, enquanto ensinava com esmero.