ODIR MENDES PEREIRA, patrono da Cadeira 19.
Foi médico reumatologista e fisiatra, reconhecido como um dos pioneiros da Medicina Física e da Reabilitação Profissional no Brasil. Nasceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1926 e faleceu no final de 1983.
Graduou-se em Medicina, em 1949, pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. Em 1950, estagiou no Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. No ano seguinte, ingressou na Sociedade Brasileira de Reumatologia, à qual permaneceu ligado até sua morte. Iniciou a atividade profissional em 1952, como plantonista do antigo Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência, o SAMDU.
Em 1954, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, atual Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Exerceu a presidência da entidade e participou da instalação da primeira escola brasileira destinada à formação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vinculada à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação.
Sua atuação ganhou projeção nacional a partir de 1969, quando assumiu a direção do Departamento de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional de Previdência Social, o INPS. No mesmo período, presidiu a Sociedade de Reumatologia do Estado da Guanabara. Pelo trabalho desenvolvido na Previdência Social, passou a ser lembrado como o “pai da Reabilitação Profissional no Brasil”.
Odir Mendes Pereira defendia a reabilitação como instrumento para recuperar a autonomia do paciente e permitir a reintegração social e profissional de trabalhadores afastados por doenças ou acidentes. Sua experiência foi ampliada por visitas e estágios em centros especializados da Argentina, Dinamarca, Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.
Em 1972, participou diretamente da criação da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação. A proposta inicial da instituição foi discutida em seu gabinete no INPS, com Hilton Baptista e Raimundo Edson de Araújo Leitão. Odir assinou a ata como primeiro integrante da relação de fundadores e ocupou a segunda vice-presidência da primeira diretoria.
Também atuou como professor assistente da Cátedra de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas do Estado da Guanabara. Em 1980, tornou-se professor associado do curso de pós-graduação em Fisiatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Proferiu cursos e conferências em vários países e publicou aproximadamente vinte trabalhos científicos originais.
No cenário internacional, foi secretário nacional brasileiro da Rehabilitation International, organização dedicada à defesa da reabilitação e da participação social das pessoas com deficiência.
Pela importância de sua contribuição à especialidade, foi escolhido Patrono da Cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Reumatologia. Seu legado ultrapassa a prática reumatológica: está ligado à estruturação da Fisiatria, à formação profissional e à consolidação das políticas públicas de reabilitação no país.