Bilhete em papel ao Seda

Bilhete em papel ao Seda

* Fernando Neubarth

Hilton Seda
03/09/1925-30/11/2023

E um dia, quando voltarmos ao pó, alguns de nós terão deixado a marca indelével de caminhos.

Teu nome guarda a serenidade, a sabedoria, a longa gestação que se nutre das folhas de milenares amoreiras e torna magia o paradoxo, da rude singeleza dos casulos o mais nobre dos tecidos. Tua trajetória bem demonstra a multiplicidade dos pendores, o jovem que se fez médico, que se fez mestre, que amenizou a dor, que compartilhou conhecimento, que conquistou discípulos,

Ciência, poesia, artes plásticas não são estranhas. ao contrário, teus flertes são correspondidos. Dás importância à memória, ao registro histórico, o que faz de ti um inventariante de riquezas que apenas brilham ao olhar míope porque as revela. E teu segredo, eu sei, não é o horizonte do mar do Leme, mas a amplitude maior, extraordinária, infinita de tuas leituras. Tua paixão maior.

Só não maior que Léa, aquela de quem me disseste um dia, com o olhar doce do menino que recém descobriu o amor e, a um tempo maravilhado e seguro, revela: minha primeira e sempre namorada. O que leste, o que lês, te fez douto e sábio, mas o que te fez essência, alma, é esse amor. Soubeste ler a vida e a vida te concedeu Léa.

Por ela, pela família que construíram, por nós, colegas, alunos, leitores: Saúde! 90 anos é pouco. Mais do que pela admiração e estima, precisamos de tudo por teu exemplo. Presente, lúcido, afável. E um dia, quando voltarmos ao pó, alguns de nós terão deixado a marca indelével de caminhos.

Mais não há? Há coisas que também parecem não existir, mas quem pode negar a força do afeto e, num universo de desatenção e mediocridades, a proposta de eternidade de um amor verdadeiro? De tudo, esse é teu feito maior, o trunfo que faz de ti um homem, guri.

Obrigado, Seda. Professor Hilton Seda. Amigo.

O carinho em nome da Sociedade Brasileira de Reumatologia e tudo o que ela significa, pelo teu nonagésimo aniversário.

Fernando Neubarth
Porto Alegre, 3 de setembro de 2015

* Texto escrito pelo reumatologista e acadêmico Fernando Neubarth para os 90 anos do Professor Doutor Hilton Seda, falecido em 30 de novembro de 2023, aos 98 anos.
Ele revela, com sentimento e verdade, uma personalidade que se manterá sempre presente, com “a marca indelével dos caminhos”.

O casal Léa e Hilton Seda. Foto de Cida Madeiro.