Há 43 anos, no dia 15 de outubro, em 1981, foi realizada a reunião de fundação da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR). Lá estavam os reumatologistas Dr. Caio Villela Nunes, Dr. Jacques Houli e Dr. Waldemar Bianchi. Fez parte das primeiras reuniões o Dr. Israel Bonomo, mas ele faleceu antes da fundação.
Foram escolhidos os patronos das quatro primeiras cadeias: Dr. Pedro Nava, que nas palavras do Dr. Caio Villela Nunes “encarnava a própria reumatologia”. O Dr. Edgar Magalhães Gomes e o Dr. Luiz Venere Decourt, respectivamente de Rio e São Paulo, que sempre apoiaram os pioneiros da especialidade, e o Dr. Pedro Salles, decano da reumatologia mineira.
Os membros titulares, não patronos, que seriam os primeiros ocupantes das quatro primeiras cadeiras, já eram falecidos à época: Dr. Israel Bonomo, Dr. Samuel Roimicher, Dr. Luiz Verztman e Dr. Boris Klein. Eles passaram a ser patronos das cadeiras 8, 9, 10 e 11.
Caio Villela Nunes se tornou o patrono da sua cadeira, número 5; Waldemar Bianchi, da cadeira número 6; e Jacques Houli, da cadeira número 7.
A Academia tem grande gratidão e orgulho dos seus fundadores, patronos, seus eméritos e titulares. Todos prestaram e prestam relevantes serviços à reumatologia brasileira e se dedicaram e dedicam à instituição.
Neste dia de comemoração e lembranças, todos os acadêmicos e acadêmicas celebram o aniversário de fundação da nossa Academia Brasileira de Reumatologia (ABR).