A Academia se despede do seu fundador, Dr. Aloysio J. Fellet

A Academia se despede do seu fundador, Dr. Aloysio J. Fellet

Recebemos neste dia 9 de fevereiro, com imenso pesar, a informação do falecimento do Dr. Aloysio J. Fellet, anos 87 anos, fundador da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), em 1982, Patrono da Cadeira 27. O Dr. Fellet presidiu a ABR na gestão 1992/1994 e sempre foi muito atuante, participando da organização dos eventos e das demais atividades.

Ele estava internado há uma semana no Hospital Albert Sabin e faleceu por complicações respiratórias.

A notícia foi recebida com tristeza pela presidente da Academia, Dra. Rina Dalva Neubarth Giorgi, e por todos os acadêmicos.

O Dr. Fernando Neubarth faz um registro emocionado: “Encontrar o Fellet era sempre uma garantia de acolhimento, de simpatia. Brincávamos que, ele tendo seis filhas e eu três, eu não passava de um “meio Fellet”.  Fazia de todos uma extensão da própria família. Preenchia espaços, ambientes, com entusiasmo e afeto.
Hoje, aqueles que o conheceram devem estar se sentindo também um pouco assim.
Se perder um amigo é perder um pedaço, a reumatologia brasileira perde uma de suas inegáveis metades. Segue em paz, Aloysio João Fellet!”

Para o Dr João Francisco Marques Neto, “Fellet nos deixa uma lacuna inesquecível como professor, médico, reumatologista, fundador da Academia Brasileira de Reumatologia, mas, acima de tudo, a figura humana que sempre nos comoveu como pai de família, amigo querido, sempre com alegria e afeto, sempre trazendo harmonia e benquerença a todos, iluminação para o bem maior.”

No ano passado, por ocasião do seu aniversário de 87 anos, no dia 4 de junho, publicamos aqui no site uma entrevista com o Dr. Fellet.

Graduado na primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1958, Aloysio Fellet foi pioneiro na área da Reumatologia em Juiz de Fora, com mais de 60 anos de atuação. Na década de 1960, começou a carreira de professor na UFJF, cargo em que permaneceu até sua aposentadoria, em 2002. Em 1982, ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), que presidiu na gestão 1992/1994.

A família informa que o velório será das 13 às 15 horas, no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora, Minas Gerais.