PLINIO AUGUSTO BALTHAZAR

PLINIO AUGUSTO BALTHAZAR, patrono da Cadeira 45.

Nasceu em 6 de abril de 1932, na cidade de São Paulo, e graduou-se em 1957 pela Escola Paulista de Medicina.

Cursou os estudos primários, por quatro anos, no Grupo Escolar São Paulo; o ginasial, no Colégio Pan-Americano; e o pré-universitário (1949–1951), nesse mesmo Colégio.

Prestou vestibular e matriculou-se no primeiro ano médico em 1952, graduando-se em 1957. Os anos de 1958 e 1959 passou-os como Interno do Hospital São Paulo — da Escola em que se graduou —, uma vez que, à época, o internato ainda não era parte integrante da graduação.

Antes de dedicar-se à Reumatologia, estagiou em Clínica Médica e Cirurgia (1960–1962) e pós-graduou-se em Saúde Pública (1963), pela faculdade respectiva da Universidade de São Paulo.

Seus pendores para a Reumatologia foram despertados pelo saudoso Castor Cobra, ao frequentar o Instituto de Ortopedia Professor Godoy Moreira, em sua Seção de Reumatologia, chefiada por aquele saudoso amigo. Com ele, colaborou na elaboração de trabalhos sobre Gota Úrica e outros, entre os quais os apresentados ao VI Congresso da SBR (São Paulo, 1966). Naquela seção especializada, seria admitido, a partir de 1968, como Assistente, permanecendo no cargo até 1980.

Em 1977, foi estimulado por Wilson Cossermelli a fazer o Curso de Mestrado — o primeiro em Reumatologia estruturado no Brasil para pós-graduação sensu stricto —, concluindo-o em 1980, para logo iniciar o de Doutorado, que finalizaria em 1984. Desde então, vem militando como Assistente-Doutor da Disciplina de Reumatologia, regida por Wilson Cossermelli, sendo um dos braços direitos desse Mestre.

Como Doutor, teria automaticamente o título de Especialista; formalizou-o, porém, pelo Convênio AMB–Sociedade Paulista de Reumatologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, da qual é Sócio Efetivo.

Plínio é detentor de expressiva bagagem científica, dedicando-se ainda à coordenação e à orientação de teses nos cursos de mestrado e doutorado, em que exerce atividades docentes.

Sua dedicação ao estudo, ao ensino e à divulgação da especialidade valeram-lhe a escolha para eternizar-se como Patrono e Membro Titular de nosso sodalício.

Texto de Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, no livro “Reumatologia Brasileira: Precursores e Pioneiros”.