ISRAEL BONOMO
PATRONO
Israel Bonomo, Patrono da Cadeira 8. Médico e Professor. Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), gestão 1978-1980.
Nasceu eu Aracaju (SE) em 21 de abril de 1925, formadao pela Faculade de Medicina da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1948. Foi interno voluntário no Serviço do Professor Rocha Vaz e Interno na Cadeira de Terapêutica Clínica do Professor Agenor Porto. Enquanto trabalhava no Serviço do Professor Waldemar Bianchi, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia em 1949.
Fez pós-graduação nos Estados Unidos , frequentando o Arthritis Service, Special Chirurgy Hospital – Cornell University, em 1949 e 1950.
Retornando ao Brasil deu inicio à carreira universitária da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (atualUFRJ), fixando-se no Serviço do Professor Lopes Pontes em 1962.
O Centro de Reumatologia do Hospital Escola São Francisco de Assis, fundado e chefiado por ele e apoiado pela CAPES e pelo Conselho Universitário da UFRJ, contava com enfermaria, ambulatórios, serviço de fisioterapia, biblioteca setorizada, reprografia, laboratório de imunologia. O Centro era muito atuante, não só no treinamento dos residentes para o exame reumatológico acurado, formulação de hipóteses diagnósticas e avaliação crítica dos esquemas terapêuticos, como também na parte assistencial, na difusão do conhecimento reumatológico, com vários cursos de extensão sobre as doenças reumáticas e a imunologia que, naquela época, começava a influenciar os clínicos e estabelecer pontes dentro da patogenia das doenças do tecido conjuntivo.
O Centro de Reumatologia era efervescente com atividades diuturnas. A sua biblioteca sempre estava com as luzes acessas até altas horas da noite para aulas , pesquisas bibliográficas, confecção de artigos, preparação de material didático e programas para os próximos eventos. Os fascículos “Conhecimentos Básicos de Reumatologia” eram confeccionados lá e distribuídos para todos que quisessem aprender doenças reumatológicas.
Livre-Docente, Professor titular e chefe da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Bonomo foi um grande exemplo a ser seguido. Ele amava ser médico e ser professor, fazendo das duas atividades as coisas mais importantes da vida. Quando examinava as articulações era completo e intenso, tinha carinho pelas juntas, entendia o sofrimento dos pacientes, acalmava a angustia dos médicos recém-formados ensinando-lhes não só reumatologia, como postura na vida profissional e social. Era mestre em seduzir os residentes e médicos novos para a Reumatologia. Milhares de ideias fervilhavam em sua cabeça e sempre as defendia com muita intensidade.
Foi também Presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (1978-1980).
Realizou ainda o Congresso Ibero-Luso-Sul-Americano na cidade do Porto em Portugal.
Ainda em 1981, fundou com outros reumatologistas da velha guarda, a Academia Brasileira de Reumatologia e foi o patrono da cadeira número 8.
Faleceu no dia 2 de novembro de 1981, deixando um vácuo imenso na reumatologia carioca e nacional.
(Texto da Dra. Sueli Carneiro)