40 anos da nossa Academia Brasileira de Reumatologia

40 anos da nossa Academia Brasileira de Reumatologia

15 de outubro de 2021. Há 40 anos, neste dia 15 de outubro, em 1981, foi realizada a reunião de fundação da Academia Brasileira de Reumatologia. Lá estavam os reumatologistas Dr. Caio Villela Nunes, Dr. Jacques Houli e Dr. Waldemar Bianchi. Fez parte das primeiras reuniões o Dr. Israel Bonomo, mas ele faleceu antes da fundação.

Foram escolhidos os patronos das quatro primeiras cadeias: Dr. Pedro Nava, que nas palavras do Dr. Caio Villela Nunes “encarnava a própria reumatologia”. O Dr. Edgar Magalhães Gomes e o Dr. Luiz Venere Decourt, respectivamente de Rio e São Paulo, que sempre apoiaram os pioneiros da especialidade, e o Dr. Pedro Salles, decano da reumatologia mineira.

Os membros titulares, não patronos, que seriam os primeiros ocupantes das quatro primeiras cadeiras, já eram falecidos à época: Dr. Israel Bonomo, Dr. Samuel Roimicher, Dr. Luiz Verztman e Dr. Boris Klein. Eles passaram a ser patronos das cadeiras 8, 9, 10 e 11.

Caio Villela Nunes se tornou o patrono da sua cadeira, número 5; Waldemar Bianchi, da cadeira número 6; e  Jacques Houli, da cadeira número 7.

A Academia se orgulha dos seus patronos, seus eméritos e titulares. Todos prestaram e prestam relevantes serviços à reumatologia brasileira e se dedicaram e dedicam à instituição.

Neste dia, todos os acadêmicos e acadêmicas, dos fundadores até os membros de hoje, celebram o aniversário de fundação da Academia Brasileira de Reumatologia.

40 anos bem vividos, com muitas realizados, eventos e realizações. Um base sólida construída em direção ao muito que ainda virá e será construído.

Parabéns, Academia, parabéns Acadêmicos a Acadêmicas!