SYLLOS DE SANT’ ANNA REIS

EMÉRITO CADEIRA 8

Syllos de Sant’ Anna Reis, Emérito, Cadeira 8. Médico, Professor e Escritor.
Nasceu em 15 de dezembro de 1926, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Filho caçula, de cinco irmãos, do Dr. Synval de Sant’ Anna Reis e de D. Suzana de Sant’ Anna Reis, ambos naturais da cidade de São Luís, no Maranhão.
Iniciou seus estudos na Escola Soares Pereira, no Curso Primário, hoje Ensino Fundamental I. No Ginásio (Ensino Fundamental lI), ingressou no Colégio Independência, onde permaneceu até a conclusão do Curso Científico, correspondente ao Ensino Médio.
Por influência de seu pai, também médico, decidiu prestar Vestibular, no fim dos anos 40, para a Escola de Medicina da Universidade Nacional. Mesmo com a insistência de sua mãe para que prestasse concurso para o Banco do Brasil, manteve-se firme em seu propósito de ser médico.
Em 1951, concluiu a Faculdade de Medicina e prestou concurso para Residência Médica da Santa Casa do Rio de Janeiro, especializando-se em Clínica Médica. Ao término da Residência, foi selecionado para chefe do posto de saúde da cidade de Guarará, na Zona da Mata de Minas Gerais. Entendendo a exigência do cargo, iniciou em Belo Horizonte, MG, o Curso de Saúde Pública, que lhe conferiu o título de Médico Sanitarista.
Casou- se em 1955 com a Sra. Ivone de Sant’ Anna Reis, que frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tiveram quatro filhos, duas mais velhas professoras, a terceira médica nefrologista e o filho mais novo assistente social.
Em 1962, surgiu a possibilidade de retorno à sua cidade natal. Tendo o Governo Federal aberto concurso público para o Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAPI), no Rio de Janeiro, Dr. Syllos inscreveu-se e foi aprovado. Também por concurso público, ingressou para o cargo de Professor de 1º e 2º graus e curso normal da Secretaria do Estado de Educação, nas disciplinas: Ciências, Física, Química, Biologia, Programas de Saúde e Higiene Escolar. (Na época, a lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixava as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigia profissionais com registro do diploma no MEC para ministrarem as matérias ligadas às Ciências Físicas e Biológicas, condição que obteve ao cursar Saúde Pública).
Buscando mais conhecimento e dando vazão ao seu lado acadêmico e de pesquisador, nos anos 1965/ 1966, ingressou no Centro de Reumatologia da UFRJ, dirigido pelo Prof. Dr. Israel Bonomo, colaborando, também, como professor convidado na cadeira de Reumatologia.
A Literatura, outra área de seu interesse, levou-o a frequentar, na Academia Brasileira de Letras, o curso livre de Jornalismo, participando, de 1975 a 1990, como membro efetivo da Academia de Médicos Escritores do Rio de Janeiro. Frequentador assíduo dos seus saraus, tertúlias, colóquios e concursos literários, foi premiado algumas vezes.
Também destacou-se junto à Academia Brasileira de Reumatologia, ocupando a cadeira número 8, cujo patrono é o Prof. Dr. Israel Bonomo, seu mentor, a quem muito estimava e admirava.
Em 8 de maio de 1997, Dr. Syllos faleceu no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, na presença de sua esposa e de sua filha, a Dra. Scyla Maria.

(Texto: Sylvia Maria Mello. Colaboradora: Iara de Paula Soares)

Ocupantes

Israel-Bonomo-site.jpg
ISRAEL BONOMO
PATRONO CADEIRA 8
Patrono
SUELI-COELHO-DA-SILVA-CARNEIRO-site.jpg
SUELI COELHO DA SILVA C.
CADEIRA 8
Ocupante Atual