No dia 15 de julho de 1949 um grupo de reumatologistas renomados do Brasil se reuniu para fundar a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Lá estavam os notáveis Pedro Nava, Waldemar Bianchi, Israel Bonomo, Waldemar Berardinelli, Décio Olinto, o uruguaio Fernando Herrera Ramos – um dos incentivadores da fundação da entidade -, Cruz Lima, Duque Estrada, Magalhães Gomes, Iseu Almeida e Silva, Isac Waisman, Geraldo Castelar Pinheiro, Paulo Schilesinger e Aarão Benchimol.
Síva Bianchi, esposa do médico reumatologista Waldemar Bianchi, foi a secretária da reunião. A ata de fundação tem a sua letra. A Academia Brasileira de Reumatologia, ao homenagear a Sociedade Brasileira de Reumatologia pelo aniversário nesse dia 15 de julho, presta também uma dupla homenagem à senhora Síva Bianchi: pelo trabalho voluntário de tamanha expressão na fundação da SBR e pelos 97 anos completados no dia 8 de julho de 2022.
Além de fundador e primeiro secretário da SBR, Waldemar Bianchi foi presidente no biênio 1957/1959. Membro fundador da Academia Brasileira de Reumatologia, foi nosso presidente no biênio 1984/1986.
Seu filho, Washington Bianchi, é titular da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Reumatologia.
A Academia Brasileira de Reumatologia, ao aplaudir os 73 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia, estende a homenagem aos fundadores; à senhora Síva Bianchi, hoje com os seus 97 anos; ao seu marido, acadêmico Waldemar Bianchi (in memorian) e ao seu filho, acadêmico Washington Bianchi.
Histórias dentro da história destacada da reumatologia brasileira.
Parabéns Sociedade Brasileira de Reumatologia, pelo aniversário nesse dia 15 de julho, parabéns Síva Bianchi e sua família, com meritória dedicação à medicina brasileira.
Veja mais nas redes sociais da Academia:
Instagram – clique aqui
Facebook – clique aqui