O Dr. Roberto Antônio Carneiro, patrono da Cadeira 25 da Academia Brasileira de Reumatologia, faleceu hoje, 8, por complicações da covid-19. Ele presidiu a Academia na gestão 1988/1990. Sempre foi um acadêmico atuante e querido por todos.
Nasceu em Franca (SP) e formou-se em Medicina em 1957, pela Universidade do Brasil, hoje conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta cidade foi médico diretor do Instituto dos Bancários, médico componente do Grupo de Estudos para Junção dos Institutos de Previdência, fundador da Clínica Pio XII, onde atuou como reumatologista e fundador do Hospital da Lagoa, na qual desempenhou a chefia do serviço de medicina física e do arquivo médico e científico.
Ele residiu em Alfenas, Jureia, Rio de Janeiro e Curitiba, onde teve participação ativa na Sociedade Paranaense de Reumatolologia, desde 2012 e na membro da Associação Médica do Paraná.
Foi criador do programa para prevenção de osteoporose para leigos, integrante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Cadeira 50).
Ocupava cadeira na Academia Paranaense de Medicina e era membro honorário da Academia Nacional de Medicina.
Tornou-se escritor aos 70 anos, em Curitiba (PR), trabalho muito reconhecido e que lhe rendeu várias prêmios literário, dentre eles o Pêmio Literário Dr. João Manuel Cardoso Martins, da Sociedade Paranaense de Reumatologia.
Recebeu os títulos de Cidadania das Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de Curitiba.
Categories: Notícias