MARIO NEWTON LEITÃO DE AZEVEDO

EMÉRITO

Mario Newton Leitão de Azevedo nasceu em 20 de Abril de 1941, em Rio Branco, Acre, filho de Newton Pires de Azevedo e Yolanda Leitão de Azevedo. Formado em 1968 em Medicina, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a formação médica prestou serviço voluntário no atendimento a pacientes na 9ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Em 1967, começou a trabalhar no Ambulatoírio de Reumatologia da 5ª Cadeira de Clínica Médica de Faculda de Medicina, chefiado pelo Professor Samuel Roimmicher , Serviço deo Professor Edgard de Magalhçaes Gomes.

A partir de 1968, começou atrabalhar, como bolsista, na Faculdade de Medicina da Universidade do Brail, participando do Curso de Graduação da 5a Cadeira de Clínica Médica dessa Faculdade com atuação no curso de Semiologia Médica (30 Ano), Clínica Médica (40 Ano), Internato (60 Ano) e na assistência médica atendendo aos doentes internados e nos ambulatórios de Clínica Médica e de Reumatologia. Posteriormente, com a unificação das cadeiras de Clínica Médica, continuou prestando o memo tipo de serviço. Em  Março de 1974, foi então contratado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como Auxiliar de Ensino. Também  contratado, pelo regime da CLT, em Dezembro de 1970 para prestar serviço como médico, no regime de plantão de 24 horas semanais, como socorrista, sendo lotado no PAM Jacarepagua, do antigo INAMPS, do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e posterior Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Em 1974, prestou concurso para Prova de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e Associação Médica Braileira, tendo sido aprovado. Em 1976, após concurso para Professor Assitente, o servidor foi lotado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da  Universidade Federal do Rio de Janeiro atuando na curso de Graduação e de Pós Graduação e prestando assistência no serviço de Reumatologia e de Clínica Médica.

Em 1987, o servidor foi cedido pelo Ministério da Saúde no Ministério da Educação para prestar serviço no Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, na Divisão da Saude da Comunidade na coordenação e na chefia do Serviço de Ambulatório do Hospital Clementino Fraga Filho assim como na assistência médica aos pacientes e trabalhando no Serviço e na Disciplina de Reumatologia da UFRJ. No final da década de 1990, foi encaminhada ao servidor, pela UFRJ, a possibilidade de opção de transferência do cargo no Ministério da Saúde como médico para o Ministério da Educação e com lotação na UFRJ no regime de 20 horas semanais. Na carreira univesitátia, em 1989 obteve o título de Mestre em Reumatologia pela UFRJ com a tese “ Doses Reduzidas de Cloroquina no Tratamento da artrite Reumatóide, em 1995 obteve o título de Doutor em Medicina  pela UFRJcomo trabalho sobre “Teste de LHRH E TRH em pacientes com Nódulos de Heberden” e  em 2004 fez o Pós Doutorado  pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ com a pesquisa “Densidade Mineral Óssea em mulheres n apré menopausa”. Fez as progressões verticais e horizontais para Professor Adjunto e de Professor Associado da UFRJ.

Em 2000, foi nomedo Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Clemendtino Fraga Filho da UFRJ e Chefe da Disciplina de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ onde permaneceu até 2011. Saliente a sua participação em Congressos e Eventos nacionais e internacionais, intensa produção intelectual com trabalhos publicados em veículos de circulação brasileira e e de outros países. Membro da Academia Brasileira de Reumatologia, Cadeira 15 desde 1988, Presidente da Academia Brasileira de Reumatologia pelo biêno 2016 – 2018.

Veja mais no Currículo Lattes

Ocupantes anteriores

geraldo-guimarães-gama-w.jpg
GERALDO GUIMARÃES
CADEIRA 15
Falecido
Emérito