Sessão da Academia

Sessão da Academia Previous item Semmelweis – Uma brilhante... Next item Sessão Solene da ABR

Registramos no Congresso SBR 2017, em Florianópolis, sessão da Academia Brasileira de Reumatologia. Os trabalhos foram presididos por Mario Newton de Azevedo, ao lado do conselheiro Científico, Aloysio Fellet, e da acadêmica anfitriã, Rejane Araújo.
O palestrante convidado foi o Dr. Roberto D’Ávila, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina. Ele fez um relato das suas experiências a frente das ações de defesa do trabalho médico, ameaçado há alguns anos pela investida de outras profissões.
A defesa do ato médico, neste período, não foi tarefa simples. Com muito empenho, entretanto, foram vencidas batalhas no Congresso Nacional, e, posteriormente, no Poder Judiciário, garantindo ao médico o direito exclusivo ao diagnóstico e prescrição de medicamentos.
Na palestra, o Dr. Roberto D’Ávila fez um verdadeiro depoimento das experiênccias que viveu, fazendo inclusive uma paráfrase com o o livro de memórias de Pablo Neruda, “Confesso que Vivi”: “Sim, eu vivi as lutas, percalços e vitórias da nossa profissão ao longos dos últimos anos”.
Para o Dr. Roberto a vitória dos médicos sempre dependerá da união e da paixão à profissão, do amor à causa da medicina e do trabalho médico.

NOVOS ACADÊMICOS Foram admitidos na ABR dois novos acadêmicos: O Dr. Sebastião Radominski, de Curitiba, e o Dr. Mauro Waldemar Keiserman, de Porto Alegre.
O diploma de titular da cadeira número 9 da ABR ao Dr. Sebastião Radominski foi entregue pelo presidente da Academia, Dr. Mario Newton de Azevedo. O decano da reumatologia brasileira, Dr. Hilton Seda, entregou o diploma de titular da cadeira número 6 ao Dr. Mauro Waldemar Keiserman.
EMÉRITOS Também receberam diploma de Eméritos da Academia os reumatologistas Lauredo Ventura Bandeira, José Goldenberg, Carlos Eduardo Cury, Helenice Alves Teixeira Gonçalves, João Francisco Marques Neto.
A sessão teve ainda uma reflexão, proposta com a apresentação de um vídeo com a canção “My Way”, interpretada pelo lendário Frank Sinatra.
O encerramento da sessão foi feito pelo conselheiro Científico, Dr. Aloysio Fellet.