SBR 70 anos

Palavra do presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. José R. Provenza

São Paulo, 15 de Julho de 2019.

Em 15 de julho de 1949, os pioneiros Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo e Decio Olinto se uniram a outros médicos e criaram a Sociedade Brasileira de Reumatologia, que completa, portanto, 70 anos de intensa atividade científica. Hoje, sabemos que nossa especialidade é muito mais do que uma “dor na juntas” e do que um (único) reumatismo. Sabemos que compreende mais de 120 doenças reumáticas, que afetam da criança ao idoso, homens e mulheres. Para dar resposta à tamanha abrangência, nossa dedicação em busca do conhecimento e ao nosso aprimoramento é contínua e sem descanso.

Daquele pequeno grupo de 1949, somos hoje mais de 1.600 especialistas e contamos 23 sociedades regionais filiadas e 24 comissões cientificas, com reconhecimento internacional. Temos a meta de atrair mais e mais novos talentos, por meio de bolsas de estudos, financiamento em pesquisas, associações e intercâmbio com sociedades médicas de todo o mundo – sempre pelo fortalecimento do reumatologista e de sua importância para a saúde pública.

Segundo a tradição, 70 anos são bodas de vinho. Nada mais apropriado! Com muito orgulho, convido a todos a brindar conosco e a conhecer um pouco mais de nossa história e os fundadores de nossa Sociedade, em https://www.reumatologia.org.br/institucional/fundacao-da-sbr

Um forte abraço e parabéns a todos os colegas!

Dr. José Roberto Provenza
Presidente 2018-2020
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

Fonte: Site da SBR