Roberto Antônio Carneiro, patrono da Cadeira 25 da ABR

Roberto Antônio Carneiro, patrono da Cadeira 25 da ABR Previous item Reumato em Revista nº 3 Next item Ronaldo Baptista, Patrono...

O acadêmico Dr. Roberto Antônio Carneiro, emérito e patrono da cadeira 25, presidiu a Academia Brasileira de Reumatologia na gestão 1988/1990. Recebeu o título de cidadania das cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba.
Escritor dedicado às letras nos útimos vinte anos, recebeu o reconhecimento de prêmio literários importantes, como o Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).
Homenagens – Por ocasião da sessão solene realizada durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia (SBR-2019), em Fortaleza, o Dr. Roberto Antônio Carneiro foi homenageado pela Academia Brasileira de Reumatologia.
O vídeo desta homenagem está publicado na nossa página no Facebook – para ver acesse aqui.
Na Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), o Dr. Roberto Antônio Carneiro foi homenageado duas vezes em 2019. Em julho, recebeu o reconhecimento do Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins, pelos relevantes serviços prestados à literatura brasileira. Em novembro, o Dr. Carneiro recebeu o reconhecimento público pelos “relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da reumatologia paranaense”.
Na placa que recebeu, há a seguinte inscrição: “Que as novas gerações se inspirem no seu talento, bom caráter e profissionalismo”.
Vida dedicada à Medicina, Reumatologia e Literatura – Roberto Antônio Carneiro, patrono da cadeira 25 da ABR, nasceu em Franca (SP) e formou-se em Medicina em 1957, pela Universidade do Brasil, hoje conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Exerceu diversas atividades naquela cidade, entre elas, as de médico diretor do Instituto dos Bancários, médico componente do Grupo de Estudos para Junção dos Institutos de Previdência, fundador da Clínica Pio XII, onde atuou como reumatologista e fundador do Hospital da Lagoa, na qual desempenhou a chefia do serviço de medicina física e do arquivo médico e científico.
O Dr. Roberto Carneiro foi presidente da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), na gestão 1988/1990).
Ele residiu em Alfenas, Jureia, Rio de Janeiro e Curitiba (atual). É membro da Associação Médica do Paraná, criador do programa para prevenção de osteoporose para leigos, integrante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Cadeira 50) e membro da Sociedade Paranaense de Reumatologia, desde abril de 2012, também é membro da Academia Paranaense de Medicina e membro honorário da Academia Nacional de Medicina.
Tornou-se escritor aos 70 anos, em Curitiba (PR), trabalho muito reconhecido e que lhe rendeu várias prêmios literário, dentre eles o Pêmio Literário Dr. João Manuel Cardoso Martins, da SPR.
Recebeu os títulos de Cidadania das Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de Curitiba.