NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA Previous item Membros Next item Presidentes

ACADEMIA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA

O Dr. Caio Villela Nunes foi o idealizador da Academia Brasileira de Reumatologia. Ele formou o grupo fundador com o Dr. Jacques Houli, Dr. Waldemar Bianchi e Dr. Israel Bonomo (que morreu logo após as primeiras trocas de ideias sobre a organização).
No dia 15 de outubro de 1981 aconteceu a reunião de fundação da sociedade civil denominada Academia Brasileira de Reumatologia (ABR). O encontro de fundação foi realizado na Clínica Santa Marta, à rua São João Batista, 80 – no bairro Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
A ata foi assinada pelos fundadores natos: Dr. Caio Villela Nunes, Dr. Jacques Houli e Dr. Waldemar Bianchi.
Em 15 de janeiro de 1982 eles voltaram a se reunir oficialmente para a constituição do quadro de componentes da academia, com as seguintes disposições:

1 – Foi fixado o número de 46 cadeiras, cada uma com um patrono e um membro titular.

2 – Os patronos das quatro primeiras cadeiras foram: Dr. Pedro Nava, que nas palavras do Dr. Caio Villela Nunes “encarnava a própria reumatologia”. O Dr. Edgar Magalhães Gomes e o Dr. Luiz Venere Decourt, repectivamente de Rio e São Paulo, que sempre apoiaram os prioneiros da especialidade, e o Dr. Pedro Salles, decano da reumatologia mineira.

3 – Os membros titulares, não patronos, que seriam os primeiros ocupantes das quatro primeiras cadeiras, já eram falecidos à época: Dr. Israel Bonomo, Dr. Samuel Roimicher, Dr. Luiz Verztman e Dr. Boris Klein. Eles passaram a ser patronos das cadeiras 8, 9, 10 e 11.

4 – Os fundadores natos (3) e os demais primeiros ocupantes (35), além de membros fundadores, foram designados como Patronos das suas respectivas cadeiras.

5 – Todos os membros titulares, completados 70 anos de idade, deixarão as cadeiras, sendo eleitos novos membros titulares.

6 – Foram criados os cargos de diretoria e um Conselho Deliberativo, com três membros titulares. A primeira constituição foi a seguinte:
Diretoria
Presidente, Dr. Caio Villela Nunes
Presidente Eleito, Dr. Waldemar Bianchi
Vice-presidente, Dr. Jacques Houli
Secretário Geral, Dr. Roberto Carneiro
2º Secretário, Dr. Antonio Ribeiro Messias
Tesoureiro, Dr. Geraldo Gonçalves

Conselho Deliberativo
Dr. Wilson Cossermelli (3 anos)
Dr. Castor Jordão Cobra (2 anos)
Dr. Geraldo Gama (1 ano)

7 – A posse dessa primeira diretoria e do primeiro quadro social aconteceu em sessão solene realizada na sede da Academia Nacional de Medicina, à avenida General Justo, 365, no Rio de Janeiro, no dia 14 de maio de 1982.
A posse foi dada pelo professor Dr. Deolindo Couto, presidente da Academia Nacional de Medicina e que foi o vice-presidente da primeira diretoria da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
O Dr. João Vicente Torres Homem foi escolhido patrono da Academia Brasileira de Reumatologia.

Fotos, documentos e imagens: Pedimos a ajuda dos colegas acadêmicos e todos que possuem fotos, imagens ou documentos relacionados à nossa Academia. Nos encaminhem todo o material que tiverem para ampliarmos o nosso site e o nosso arquivo. Contatos pode ser feitos pelo WhatsApp (44) 9 9122 8715, com o jornalista Diniz Neto, e-mail dinizne@gmail.com.