Geraldo Gonçalves, aniversário e legado

Geraldo Gonçalves, aniversário e legado Previous item Galeria dos Presidentes da... Next item História da ABR

Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, patrono da Cadeira 16 da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), nasceu em Acaraú, Ceará, em 8 de julho de 1921. Com a família, mudou-se para Fortaleza, aos três anos. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e retornou a Fortaleza, onde construiu uma bem-sucedida e aplaudida carreira.

Neste dia 8 de julho, a Academia registra e aplaude os 99 anos do seu nascimento. Ele faleceu no dia 1º de novembro de 2016, mas o seu legado para a medicina, a reumatologia e as letras é eterno.

Sobre ele, escreveu o Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva:

“Foi fundador, primeiro presidente e presidente honorário (perpétuo) da Federação Brasileira das Academias de Medicina; exerceu a presidência da Academia Brasileira de Reumatologia (1996-1998). Era ainda membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar e Academia Fluminense de Medicina e membro correspondente das Academias de Medicina de vários estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo.

O avançar dos anos não o abateu, mantendo-se produtivo e cumprindo ousados desafios no campo literário, ao trilhar o campo das ideias, como memorialista. Era sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará.

O seu nome está imortalizado na Academia Cearense de Medicina, na Academia Brasileira de Reumatologia, na Medalha do Mérito Reumatológico Prof. Geraldo Gonçalves e também como Patrono dos Médicos formados pela UFC em dezembro de 1977. Era cidadão fortalezense, título conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2010, a Universidade Federal do Ceará (UFC), outorgou-lhe o Diploma de Professor Emérito.”

Ao lembrar nosso Acadêmico, dedicamos esta homenagem ao seu filho, também Acadêmico titular da Cadeira 27, colega reumatologista José Eduardo de Carvalho Gonçalves, representando toda a família.