Geraldo Gonçalves, aniversário e legado

Geraldo Gonçalves, aniversário e legado Previous item Entrevista: Dr. Fellet... Next item História da ABR

Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, patrono da Cadeira 16 da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), nasceu em Acaraú, Ceará, em 8 de julho de 1921. Com a família, mudou-se para Fortaleza, aos três anos. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e retornou a Fortaleza, onde construiu uma bem-sucedida e aplaudida carreira.

Neste dia 8 de julho, a Academia registra e aplaude os 99 anos do seu nascimento. Ele faleceu no dia 1º de novembro de 2016, mas o seu legado para a medicina, a reumatologia e as letras é eterno.

Sobre ele, escreveu o Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva:

“Foi fundador, primeiro presidente e presidente honorário (perpétuo) da Federação Brasileira das Academias de Medicina; exerceu a presidência da Academia Brasileira de Reumatologia (1996-1998). Era ainda membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar e Academia Fluminense de Medicina e membro correspondente das Academias de Medicina de vários estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo.

O avançar dos anos não o abateu, mantendo-se produtivo e cumprindo ousados desafios no campo literário, ao trilhar o campo das ideias, como memorialista. Era sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará.

O seu nome está imortalizado na Academia Cearense de Medicina, na Academia Brasileira de Reumatologia, na Medalha do Mérito Reumatológico Prof. Geraldo Gonçalves e também como Patrono dos Médicos formados pela UFC em dezembro de 1977. Era cidadão fortalezense, título conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2010, a Universidade Federal do Ceará (UFC), outorgou-lhe o Diploma de Professor Emérito.”

Ao lembrar nosso Acadêmico, dedicamos esta homenagem ao seu filho, também Acadêmico titular da Cadeira 27, colega reumatologista José Eduardo de Carvalho Gonçalves, representando toda a família.