Dr. Ximenes, Emérito da Cadeira 41 Previous item Dr. Samara, referência e... Next item Dra. Emilia Sato assume...

Dr. Ximenes, Emérito da Cadeira 41

O Prof. Dr. Antonio Carlos Ximenes é o Emérito da Cadeira 41 da nossa Academia Brasileira de Reumatologia. Ele tem uma carreira brilhante na reumatologia brasileira, tendo concluído doutorado nesta área no ano de 1991, na USP.
O Dr. Ximenes presidiu a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) na gestão 1996-1998 e a Academia Brasileira de Reumatologia (ABR) na gestão 2006-2008.
Ele possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972). Também na UFRJ, entre 1973 e 74, cursou residência médica em Reumatologia. Em 1974, foi aprovado em concurso para a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Atualmente é Diretor Clínico do Hospital Geral de Goiânia – Alberto Rassi. Coordenador do Centro Internacional de Pesquisa CIP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Espondiloartrites, Auto-anticorpos, Células HeP 2 FAN, Imunofluoresc, Chlamydia trachomatis e Vasculites.
É membro da Academia Goiana de Medicina, ocupando a cadeira fundada pelo Dr. Samyr Helou, um dos primeiros acadêmicos. A cadeira tem como patrono o médico Wassily Chuc, que, ao lado do Dr, Samyr, tem destaque na história da medicina goiana.

Emérito da Cadeira 41