18 de outubro, Dia do Médico

18 de outubro, Dia do Médico Next item 37º Congresso Brasileiro...

Neste domingo, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. A Academia parabeniza todos os acadêmicos e acadêmicas.

O Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro de cada ano. No Brasil, a data comemorativa coincide com o Dia de São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos. Isso também acontece para outros países tradicionalmente católicos na Europa, como Bélgica, Espanha, Itália Polônia e Portugal.

Além de ser considerado um dos apóstolos evangelizadores de Jesus, Lucas era médico. É o que indica a Bíblia, em Colossenses 4,14: “Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações”. Diz-se que estudou medicina em Antioquia, na atual Turquia, no que hoje é um sítio arqueológico.

Já outros países adotam dias diferentes para a comemoração do Dia do Médico. Nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração acontece em 30 de março, data na qual a anestesia foi utilizada pela primeira vez no país e oficializada por George W. Bush, então presidente norte-americano, em 1990.

No Canadá, desde 2011, o Dia do Médico é oficialmente comemorado em 1º de maio, em homenagem ao dia do nascimento da primeira mulher médica do país, a doutora Emily Stowe.

Por fim, a Índia celebra a profissão em 1º de julho, homenageando as coincidentes datas de nascimento e morte de um dos médicos mais respeitados do país, o doutor Bidhan Chandra Roy.